Crédito: Foto de Tânia Carvalho

11/03/2012

Política é coisa pra homem? Será??

Tá na hora de você prestar atenção na política. A não ser que você não tenha o menor amor pelo nosso país, nosso estado, nossa cidade. A não ser que você não se interesse pela sua família, seus filhos, vagas nas escolas, o aumento no preço dos alimentos nos supermercados, a dificuldade pra se conseguir uma casa própria. Que bom se você já tem a sua. Mas...e seus filhos? E a empresa que você ou seu marido trabalham? É certeza que está bem? Vocês têm emprego garantido? Mesmo??
Olha, foi-se o tempo em que a gente achava que política era coisa de homem e que era um meio sujo. Por isso nós mulheres devíamos era ficar bem longe...e desligar a tv quando o assunto fosse futebol ou política - coisa de homem, mulher não participa, certo? Errado! Foi-se esse tempo. 
Século de altas tecnologias e tanta gente sem água nem pra beber, quanto mais pra tomar banho. Esgoto à céu aberto é comum e ali brincam as crianças que não têm nem ao menos um balanço numa pequena área de lazer. Faculdades caríssimas. Instituições bancárias investindo pesado nas campanhas, às custas de nos esfolarem com juros altíssimos. 
Mas ok...pra você deve estar tudo muito bem. Mas se não estiver...ou você arregaça as mangas e vai pra luta, ou se encosta num cantinho da sua casa e deixa as coisas como estão pra ver como é que ficam.
Duvido que você esteja contente com tudo. Duvido que você só enxergue a um palmo do seu nariz e nada te incomode. Pode até ser que muita coisa tenha melhorado...também...quem iria aguentar se nada melhorasse? Mas meu Deus, acorda menina...você paga caro para ser cidadã e o mínimo que a gente merece, é se contentar com um país que nos oferece tão pouco?
A saúde vai bem? Há vagas suficientes nas creches, nos leitos dos hospitais? O custo dos remédios está bem dentro do seu orçamento? Todos os políticos que você conhece são honestos? E de fato olham para a coletivo e não para o próprio umbigo? Com certeza está tudo bem...por isso você continua a achar que a política não precisa da sua participação. Não precisa do seu envolvimento, do seu grito, da demonstração da sua angustia nem mesmo quando uma moto aquática é dirigida por um menor de idade, mata uma criança que brinca na praia e ainda assim, ninguém é indiciado. 
Senhor, que país é esse? Que lugar é esse que ateiam fogo em moradores de rua e o máximo que a gente faz é ficar indignado? 
Que país é esse que vai tudo tão bem que ninguém reclama nada...e volta a eleger criminosos e corruptos e as mulheres preferem não terem cursos de capacitação para um trabalho digno, com carteira assinada, pra não perderem o benefício do bolsa sei lá o quê do governo federal?
E você está aí parada, olhando tudo calmamente achando que a política é coisa de homem. As UTI's sem vagas e as pessoas morrendo. As filas de espera para cirurgias dobrando as esquinas do país e um incontável número de pacientes pacientemente aguardando a sua vez. Mas graças à Deus você está bem, não é? Está tudo bem lá em casa...graças à Deus!  
Calma, não estou te convocando a ser candidata a nada. Não estou te chamando a fazer parte deste ou daquele partido. Estou te convidando a entender que tudo, absolutamente tudo tem a ver com política e se você não for à luta, minha amiga, isso não vai mudar nunca. Eu quero você se juntando a mim e junto com tantas outras fazer valer a nossa voz. Juntas com certeza seremos uma força e a nossa voz há de ser ouvida. 
Saiba que você e eu somos importantes políticas por essência e agentes multiplicadoras, criadoras de opiniões. Sabemos muito bem quem presta e quem não presta. Administramos tantos conflitos e tantas adversidades, por que nos calamos diante de tantos absurdos? 
Envolva-se!!! Essa é a palavra que deixo aqui hoje para você, mulher! 
Cresça, atire-se, ouse a fazer valer aquilo que considera justo para você, seus filhos, seus vizinhos, sua cidade, seu país.
Saia do seu canto. Saia da cozinha. Saia do seu marasmo. Entenda onde pode intervir e preencha o vazio que está lá à sua espera. Expresse opiniões. Junte-se àquelas que querem ver mais igualdade e mais justiça. Igualdade e justiça para TODOS, não para uma minoria!
Abra um pouco mais os olhos e tente enxergar mais longe. Os espaços estão sendo invadidos por incompetentes e corruptos porque você não se preocupa em ocupá-los. E deveria ocupar por prazer, por ser brasileira, por ser maioria do eleitorado, por ser dona-de-casa, por ser mãe, por ser guerreira, por querer ver um país melhor com a sua atuação. Que orgulho...pense!
Reflita nessas palavras e crie coragem para sair em defesa do que é seu, meu e de todos nós brasileiros: uma vida digna.
Faça a sua parte. Por direito. Por respeito. Por dignidade. Por cada um de nós.


  

2 comentários:

  1. oi querida, sempre que dá passo por aqui ver as novidades...parabens por este trabalho e pelo belo texto sobre política...pra refletir...bjão

    Bell Pollesi

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina: Não conhecia o seu Blog . . . Nem sei como o descobri, acredito que foi "xeretando", mas adorei. Ainda não tive condições de ler tudo, mas,tudo o que li, gostei muito. Com certeza, já o adicionei nos meus favoritos.
    Um abração. Magali Furlan

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário!