Crédito: Foto de Tânia Carvalho

17/03/2012

Saudade...


Texto que enviei para a minha filha logo que se mudou para São Paulo. É a expressão mais pura e verdadeira do meu sentimento de saudade...
Ontem reli e confesso que me emocionei. Um texto tão simples, mas que sempre foi muito meu e dela.
Filhos distantes fazem muita falta em casa...ainda mais no coração da gente. 



Estou feliz porque sei que está feliz e acho que ninguém mais do que eu acredita na sua vitória e na realização dos seus sonhos. Mas a saudade é grande. Falta alguém na minha casa...falta uma voz, uma música barulhenta ou um jazz da Amy só pra variar. Falta uma palavra qualquer. Falta um cheiro, uma chegada do trabalho, uma reclamação. Falta um sorriso leve e falta uma risada por nada. Falta uma bagunça no quarto...um chinelo na sala. Faltam umas coisas perdidas pra alguém ajudar a procurar. Falta uma roupa sua no varal. Uma cama pra arrumar...um creme dental por fechar. Falta um riso da menina agridoce...Falta tanta coisa aqui...tanta coisa aqui dentro do meu peito...esse negócio estranho que tem me dado todo dia...e que eu nem sei bem o que é. Vontade de dizer que amo. De telefonar de novo. De olhar a cama quase como uma vigia de prontidão pra preservar o seu espaço. 
Engraçada essa coisa de saudade.





11/03/2012

Política é coisa pra homem? Será??

Tá na hora de você prestar atenção na política. A não ser que você não tenha o menor amor pelo nosso país, nosso estado, nossa cidade. A não ser que você não se interesse pela sua família, seus filhos, vagas nas escolas, o aumento no preço dos alimentos nos supermercados, a dificuldade pra se conseguir uma casa própria. Que bom se você já tem a sua. Mas...e seus filhos? E a empresa que você ou seu marido trabalham? É certeza que está bem? Vocês têm emprego garantido? Mesmo??
Olha, foi-se o tempo em que a gente achava que política era coisa de homem e que era um meio sujo. Por isso nós mulheres devíamos era ficar bem longe...e desligar a tv quando o assunto fosse futebol ou política - coisa de homem, mulher não participa, certo? Errado! Foi-se esse tempo. 
Século de altas tecnologias e tanta gente sem água nem pra beber, quanto mais pra tomar banho. Esgoto à céu aberto é comum e ali brincam as crianças que não têm nem ao menos um balanço numa pequena área de lazer. Faculdades caríssimas. Instituições bancárias investindo pesado nas campanhas, às custas de nos esfolarem com juros altíssimos. 
Mas ok...pra você deve estar tudo muito bem. Mas se não estiver...ou você arregaça as mangas e vai pra luta, ou se encosta num cantinho da sua casa e deixa as coisas como estão pra ver como é que ficam.
Duvido que você esteja contente com tudo. Duvido que você só enxergue a um palmo do seu nariz e nada te incomode. Pode até ser que muita coisa tenha melhorado...também...quem iria aguentar se nada melhorasse? Mas meu Deus, acorda menina...você paga caro para ser cidadã e o mínimo que a gente merece, é se contentar com um país que nos oferece tão pouco?
A saúde vai bem? Há vagas suficientes nas creches, nos leitos dos hospitais? O custo dos remédios está bem dentro do seu orçamento? Todos os políticos que você conhece são honestos? E de fato olham para a coletivo e não para o próprio umbigo? Com certeza está tudo bem...por isso você continua a achar que a política não precisa da sua participação. Não precisa do seu envolvimento, do seu grito, da demonstração da sua angustia nem mesmo quando uma moto aquática é dirigida por um menor de idade, mata uma criança que brinca na praia e ainda assim, ninguém é indiciado. 
Senhor, que país é esse? Que lugar é esse que ateiam fogo em moradores de rua e o máximo que a gente faz é ficar indignado? 
Que país é esse que vai tudo tão bem que ninguém reclama nada...e volta a eleger criminosos e corruptos e as mulheres preferem não terem cursos de capacitação para um trabalho digno, com carteira assinada, pra não perderem o benefício do bolsa sei lá o quê do governo federal?
E você está aí parada, olhando tudo calmamente achando que a política é coisa de homem. As UTI's sem vagas e as pessoas morrendo. As filas de espera para cirurgias dobrando as esquinas do país e um incontável número de pacientes pacientemente aguardando a sua vez. Mas graças à Deus você está bem, não é? Está tudo bem lá em casa...graças à Deus!  
Calma, não estou te convocando a ser candidata a nada. Não estou te chamando a fazer parte deste ou daquele partido. Estou te convidando a entender que tudo, absolutamente tudo tem a ver com política e se você não for à luta, minha amiga, isso não vai mudar nunca. Eu quero você se juntando a mim e junto com tantas outras fazer valer a nossa voz. Juntas com certeza seremos uma força e a nossa voz há de ser ouvida. 
Saiba que você e eu somos importantes políticas por essência e agentes multiplicadoras, criadoras de opiniões. Sabemos muito bem quem presta e quem não presta. Administramos tantos conflitos e tantas adversidades, por que nos calamos diante de tantos absurdos? 
Envolva-se!!! Essa é a palavra que deixo aqui hoje para você, mulher! 
Cresça, atire-se, ouse a fazer valer aquilo que considera justo para você, seus filhos, seus vizinhos, sua cidade, seu país.
Saia do seu canto. Saia da cozinha. Saia do seu marasmo. Entenda onde pode intervir e preencha o vazio que está lá à sua espera. Expresse opiniões. Junte-se àquelas que querem ver mais igualdade e mais justiça. Igualdade e justiça para TODOS, não para uma minoria!
Abra um pouco mais os olhos e tente enxergar mais longe. Os espaços estão sendo invadidos por incompetentes e corruptos porque você não se preocupa em ocupá-los. E deveria ocupar por prazer, por ser brasileira, por ser maioria do eleitorado, por ser dona-de-casa, por ser mãe, por ser guerreira, por querer ver um país melhor com a sua atuação. Que orgulho...pense!
Reflita nessas palavras e crie coragem para sair em defesa do que é seu, meu e de todos nós brasileiros: uma vida digna.
Faça a sua parte. Por direito. Por respeito. Por dignidade. Por cada um de nós.


  

10/03/2012

Camisas Femininas

Em se tratando de moda, sempre fui apaixonada por estilos clássicos. As calças de caimento reto, as saias lápis, os pretos e brancos, as pérolas, o chanel dos calçados e dos cabelos, os charmosos e práticos tubinhos pretos, o charme dos terninhos femininos. E principalmente as camisas. Brancas, ou branca com detalhes delicados ou coloridas, mas sempre com corte perfeito e exageradamente elegantes. Por isso, não poderia deixar de citar a coleção feminina da DUDALINA. Um arraso de elegância e estilo. Impecáveis e lindas parece terem sido criadas para uma classe especialíssima de mulheres. As que sabem que elegância não se compra, às vezes até se aprende, mas para ser elegante tem que se ter aprimorado em si, um faro aguçado do que é requinte,  chique, sofisticado.



"Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir."
 (Paul Valéry)




04/03/2012

Dia Internacional da Mulher




Todo ano é a mesma coisa. "Feliz Dia Internacional da Mulher". "E parabéns por terem conquistado os seus espaços, por enfrentarem a dupla ou tripla jornada...e terem que dar duro o dia inteiro, e ainda assim estarem lindas e poderosas para os seus companheiros". 
Trabalhar o dia todo, cuidar dos filhos, da casa, fazer arroz e fritar bife...e  depois ficar linda e perfumada...?? Moleza!! 
Quer saber, chega desse blá...blá...blá de todo ano! Apesar de ser um privilégio ser mulher e eu achar até que é uma dádiva de Deus ter me feito do sexo feminino,   não é fácil ser mulher coisa nenhuma. 
Somos antes de tudo, seres humanos como todos os outros. Com qualidades e defeitos, erros e acertos, e somos muito imperfeitas e altamente passionais. Temos sim celulite, pneuzinhos aos montes, gorduras abdominais que não nos largam por nada. Somos pessoas comuns como todos são mas cobradas de manhã, de tarde e de noite para sermos perfeitas. Um dia para comemorar o nosso dia?? Que bom...se pelo menos nesse dia nos deixassem ser quem de fato somos. E nos admirassem pela pessoa que somos. E se  lembrassem da gente como guerreiras, muitas vezes solitárias a guerrear por um batalhão. Se celebrassem nossas vitórias como mães e nos presenteassem com mais justiça. Ou mesmo orações sinceras. Somos sim agradecidas e agraciadas. Mas continuaremos amanhã as mesmas lutas. Como mães, donas de casa, companheiras, amigas, trabalhadoras, operárias. E o mundo continuará a valorizar somente o belo, o perfeito, o corpo esculpido, o rosto preenchido com botox, o silicone nos seios e o bumbum empinado. Mesmo que durante a noite o choro do filho não te deixe dormir. Acorde bela! Vá para a academia e malhe, malhe, malhe, porque você precisa estar magra. Coma só salada, pelo amor de Deus, senão você engorda. E olha aqui...deixa eu ver...parece que tá começando um "pézinho de galinha" aí no canto dos seus olhos. E as olheiras? Não sabe que há um milhão de corretivos no mercado...? E a depilação, já marcou? Clareamento dental também? Nossa...as raízes do cabelo...tem meio milímetro aparecendo e você tingiu o cabelo a semana passada...! Jesus, o que será de mim e de você? Estamos acabadas se não entrarmos no ritmo frenético das exigências desse mundo cruel!  
Ninguém percebe o óbvio. E o óbvio é que só queremos ser nós mesmas. Felizes e realizadas. Sem tantas exigências. Sem sermos duramente pressionadas a ser o que não somos. Queremos amar e ser amadas...será que alguém pensou nisso? Se o amor vai bem, tudo vai ainda melhor. A pele, os olhos, o corpo, a vida, o sorriso...tudo!
Ser mulher é sinônimo sim de beleza, delicadeza, amor incondicional. Mas é sinônimo também de realizações,  espaços conquistados à duras penas, contradições, mistério. Ser mulher é mistura de sentimentos e  atitudes. É um constante questionamento da própria existência sem nunca nos sentirmos plenas, preenchidas, completas.
O vaso de flores que algumas de nós ganharemos no "nosso dia" vai murchar logo, logo. Não somos santas para sermos reverenciadas num só dia.
Somos apenas mulheres. Todos os dias.




Pra Nunca Esquecer



"Quem não te procura não sente a sua falta.
Quem não sente a sua falta, não te ama.
O destino determina quem entra na sua vida...
Mas só você decide quem fica nela.
A verdade dói só uma vez...
Mas a mentira dói cada vez que você se lembra.
Por isso, valorize quem valoriza você...
E não trate como prioridade, quem te trata como opção."




"O amor tem os braços abertos. 
Se você fechar os braços para o amor, 
verá que está apenas abraçando a si mesma...
E isolando-se do mundo.
 Isso se chama solidão".